sábado, 3 de dezembro de 2011

HINO Á CARIDADE


Paulo de Tarso e o Hino à Caridade com Interpretação

Paulo de Tarso e o Hino à Caridade com Interpretação

Analisemos a Caridade segundo Paulo de Tarso, trecho por trecho:

“Se eu falar a língua dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine”
Mesmo que eu tenha toda a cultura do mundo, mas se não usá-la com Caridade, só farei barulho com ela.

“E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e toda a fé, até o ponto de transportar monte, e não tiver caridade, nada sou”
Dom da profecia é o dom da mediunidade hoje. Aqui, Paulo deixa claro que pela profecia podemos ter conhecimento da espiritualidade. E mesmo que eu soubesse tudo de tudo, sem Caridade eu nada seria.
Com a fé é o mesmo. Se não usá-la com Caridade, ela nada me vale. Aqui fica mais que claro que fé sem obras não tem nenhum valor. Portanto, só fé não salva ninguém.

“E se eu distribuir todos meus bens em sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada disso me aproveita”.
Dar alguma coisa a quem precisa, com  orgulho, ou imolar-se, sem que isso beneficie o próximo, não me servirá em nada para minha evolução.

“A caridade é paciente, é benigna, a caridade não é invejosa, não  obra temerária e nem precipitadamente”.
Aqui vemos as bem-aventuranças de Jesus e ainda a caridade respeitando a velocidade evolutiva e o livre-arbítrio.

“Não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca seus próprios interesses”.
Nada de ambição, orgulho e egoísmo. Caridade é sair de si mesmo em busca de ajudar aqueles que Deus coloca em nosso caminho. Eis o tal “próximo” a que Jesus se refere —ele normalmente está dentro de casa, no trabalho, no local de estudo… este é bem mais próximo que o irmão de crença ou de ideais a quem, normalmente, somos apenas sorrisos. É por isso que Emmanuel chama de “caridade essencial” aquela que praticamos com nossa família.

“Não se irrita, não suspeita mal, mas folga com a verdade”.
Temos sim que ser tolerantes e pacientes, não caluniando ninguém. Mas jamais devemos ser cúmplices da injustiça, sendo sempre verdadeiros.
Foi pela busca da verdade evangélica e deste trecho que decidimos escrever este livro. A Caridade de muitos está esfriando. Isso não pode acontecer.

“Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre”.
Novamente as bem-aventuranças.

“A caridade, nunca, jamais há de acabar, ou deixam de ter lugar as profecias, ou cessem as línguas, ou seja, abolida a ciência”
Esta frase de Paulo é lapidar. Nunca, ninguém disse com tanta clareza, que mesmo que tudo acabe no comportamento humano, se o homem continuar agindo com Caridade, tudo se sustentará. A Caridade é a virtude necessária e suficiente para nos levar à perfeição.
CONSIDERAÇÕES
Como as Igrejas que se dizem as herdeiras do Evangelho de Jesus, puderam deturpar tanto esse mesmo Evangelho, a ponto de tirar a palavra Caridade dele, trocando-a por amor?

178) Mas amor e caridade não são a mesma coisa?
De jeito nenhum. São coisas ligadas, mas diferentes:
a)  Como Paulo diz, a caridade é uma virtude;
b)  Porém o amor é um sentimento;
c)  Quando somos criados por Deus, temos a inteligência e o amor, como partes constituintes de nosso espírito;
d) Desenvolvemos as virtudes em nosso aprendizado evolutivo;
e) A ligação que existe entre a Caridade e o amor, é que ela é a virtude que faz com que nosso amor saia de nós, dirija-se para o nosso próximo e cresça.
f) Quando somos criados, o amor é uma semente preparada para crescer. A Caridade é a virtude que aduba o nosso amor fazendo-o crescer e dar frutos;
g) Só com a Caridade faremos nosso amor fluir em direção ao próximo, para que deixemos de ser egoístas;
h) Permita-me chamar a atenção de alguns espíritas, que aceitaram passivamente tão grave distorção do Evangelho, inclusive dizendo o Hino a Caridade de Paulo, na televisão e em revista, com a palavra amor no lugar de caridade;
i)  Onde fica o “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”, o postulado mais importante da Doutrina Espírita? Ou vamos trocá-lo por “fora do amor não há salvação”?
j)  Quanto ainda à Caridade, recomendamos a leitura de “O necessário para salvar-se” em Mateus (25:31-46) e da “parábola do Bom Samaritano” em Lucas (10:25-37);


k) Se na sua Bíblia, no lugar de Caridade estiver grafado amor, basta trocar as palavras                                                                 .fonte anjo de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário