segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O ENIGMA DO MAL




O ENIGMA do MAL














"A Igreja matou o espírito e a Ciência o enterrou".

       O Concílio de Constantinopla, em 869, "decretou" que, a partir daquela data, o "espírito" não existia mais, apenas "alma e corpo". Atualmente, a Ciência decretou o dogma que nem a psiquê (a alma) existe, apenas "corpo físico". Assim a trindade (trimembração humana: corpo, alma e espírito) foi "reduzida" à manifestação puramente físico-química. O que sobrou de espiritualidade resume-se na fórmula matemática da felicidade: F = (5 x E) + (3 x H). Felicidade é igual a cinco vezes o fator Econômico somado com três vezes o estado de Humor. Ou seja, o ser humano tornou-se uma máquina, um computador!
       Assim se vê o ser humano e assim se vive. Assim se transmite às crianças nas escolas essa idéia desumanizada. Assim se cria um vazio interior e este está sendo preenchido pelo Mal, pela maldade, pelo nada...



        Vivemos uma fase histórica de supremacia do egoísmo. Apesar de nos considerarmos "materialistas", não abrimos mão do nosso Ego psíquico. Por causa disso, tornamo-nos "alérgicos" aos outros. Ao impor o nosso modo de ver como o "único", levantamos um muro entre a "elite esclarecida" e a "periferia ignorante". E não pensem que isso corresponde somente ao endinheirado. a países subdesenvolvidos. Isso está impregnado na "mente" de todos, sejam ricos ou pobres. É o país rico que se beneficia com os elevados juros de empréstimos É o cientista que procura uma fórmula "mágica" para explicar o Universo materialista e a "vida". É o político que se sente o dono da cidadania das pessoas e locupleta-se com as benesses do cargo. É o empresário que estimula o consumo desenfreado para vender mais. É o órgão de classe com sua "justiça classista" (egoísta). É aquele que "canta" vantagens em tudo, etc., etc.
        Como fica o nosso viver na sociedade? Transforma-se numa gladiatura, de indivíduo contra indivíduo, de classe social versus outra classe social. É o "grupo dos países ricos" contra a maioria pobre. São os blocos econômicos que visam benefícios mútuos. É o Procon que protege os usuários contra os comerciantes. É a liga destes contra as injúrias dos consumidores. É a corporação de pacientes contra os erros médicos. É o sindicato destes contra o Estado. É a corporação de pais contra a escola. É a liga dos professores contra as normas escolares e as ofensas dos pais. É a associação protetora dos animais contra a agressividade humana para com os animais e a natureza, etc., etc.
        E a nossa atuação no mundo? Transforma-se numa competição, entre mercadorias e serviços, cada qual estipulando o seu preço, se possível o mais alto, para lucrar o mais rápido possível. É o produto bem maquiado, apenas para elevar o seu preço, mas com qualidade duvidosa. É o ganho rápido na ciranda financeira, por meios espúrios. É a qualidade do atendimento ao público que prima pela mediocridade, pela falta de respeito e de moralidade profissional, etc. Em caso extremo, como se sabe pela história, o "egoísmo" que extrapola para a esfera econômica leva a distúrbios sociais e a guerras!
        Assim somos, assim vivemos e assim atuamos no mundo. Adianta fazer mudanças nessa máquina enferrujada? Adianta desenvolver o humanismo, numa base materialista? Adianta pleitear uma medicina humana, uma pedagogia humana, uma política humana, uma economia humana, uma vez que a ciência é materialista e o pensar sobre o ser humano se restringe apenas a seu aspecto material? Parece que estamos num beco sem saída. A nossa cabeça fria e calculista, fruto do ensino escolar desumanizado, está contaminando o nosso coração que, a cada dia, fica mais "morno" e insensível. E o nosso agir se torna mais intolerante e beligerante.
        É preciso dar uma guinada nos conceitos básicos, e isso vamos começar agora, neste artigo. Essas três características humanas citadas: cabeça, coração e agir, correspondem às três qualidades da alma (pensar, sentir e querer). Acima da alma, encontra-se o Eu, o espírito humano, detentor da "consciência da própria consciência". Por isso Aristóteles dizia que "o homem é um animal racional". Ou seja, a característica "animal", possuidora de corpo e alma; e a "racional", aquela parte da razão, que se identifica com o que é mais elevado em si, o espírito. Ou poderia ser dito conforme os gregos: o homem possui corpo, psykhé e Noûs (ou seja, corpo, alma e espírito). O Eu humano, por ser uma "centelha divina", "uma chispa de Deus", é indestrutível e incorruptível! O Eu "nasceu" por último, nesta etapa histórica terrestre. Entre o Eu "recém-nascido" e o corpo físico "velho", vive a alma humana. É na alma humana o campo de batalha das nossas imperfeições, desejos, paixões, etc. Vivemos numa luta permanente contra o erro, o mal. Essa luta não é travada somente no mundo externo, mas ela ocorre dentro de cada ser humano. Isso se reflete na dupla característica do mal: do excesso luminoso e da escuridão.
        O "portador da luz" (Lúcifer) é o representante da "luz que ofusca a consciência", pois deseja levar o homem às esferas superiores de uma espiritualidade ilusória, através da religiosidade fácil ou das drogas. O "ser das trevas" é representado por Ahriman, o demônio zoroastrino (A filosofia zaratustrina, da antiga Pérsia, 5.000 a.C., representa o berço do pensamento judaico pós-babilônico, das idéias filosóficas gregas e do cristianismo), o qual traz densidade à matéria, afunda o homem no tecnicismo morto, na maldade, na crueldade. Ou seja, o primeiro deseja ganhar os céus, através da fé "transcendental" e, o segundo, escraviza ao materialismo, fazendo com que o ser humano se entregue aos "egoísmos" social e econômico. Em ambos os casos, o homem perde a sua liberdade. É, portanto, na alma que se é assediado desde os tempos primordiais bíblicos pelos "seres espirituais rebeldes".
        Por isso a Bíblia cita as "duas bestas": Uma com sete cabeças e dez chifres e outra com dois chifres. Uma vem do mar e outra, das profundezas da terra. Primeiramente Lúcifer atuou em uma época muito precoce da humanidade, quando o ser humano não tinha consciência necessária para discernir o bem do mal. Nos períodos Jurássico e Cretácio (denominado Lemúria pela Antroposofia), os seres luciféricos imprimiram na alma dos répteis a formação gigantesca (Dinossauros) e depois atuaram na alma humana, imprimindo a polaridade masculina e feminina. Isso patrocinou um "endurecimento" do orbe terrestre, inviabilizando as encarnações humanas. Somente após a saída da lua da Terra, o ambiente terrestre tornou-se novamente habitável para os seres humanos.
        Mais tarde, a influência luciférica diferenciou a humanidade em raças, povos e tribos, cujo intuito era exercer seu domínio em pequenos grupos. Mas, por trás de toda manifestação do mal, se descobre o bem. Entre as ações negativas e as ações positivas, existe uma contínua interação. O que o mal quer, tem seus efeitos nas forças do bem e vice-versa. As forças do bem sempre têm uma intenção de reagir às forças do mal, de tal modo que estas sejam metamorfoseadas em direção do bem. Ou seja, o que o mal planeja acaba transformando-se, no final, em um bem. Então, no objetivo luciférico de separar a humanidade em raças e tribos, facultou a possibilidade humana de viver experiências distintas em encarnações sucessivas. Rudolf Steiner esclarece, no seu livro "Crônica do Akasha", que as raças se firmaram na antiga Atlântida (Terciário e Quaternário), sendo o que se tem hoje são resquícios daquele antigo tempo. Só para citar alguns exemplos: a 1a raça atlante, os Rmoahals, deu origem aos negros africanos; a 3a raça atlante, os Toltecas primordiais, migrou para o oeste e deu origem aos índios americanos, a 4a raça atlante, os Turanios primordiais, migrou para o leste e deu origem aos mongóis (ou turanianos). Nessa quarta etapa civilizatória, o Eu é introduzido no homem, através de Javé-Elohim (o Cristo), "como uma gota que se imiscui dentro de um líquido".
        Agora sim, entra em cena a outra "besta": Ahriman. Só agora ele se interessa pelo homem, quando este adquire um Eu, uma individualidade. Só que o ser humano ainda "engatinhava", com uma "consciência" inocente, carente de experiência. Esse outro mal intenta levar a alma a afundar na matéria. Como se disse, a sua força polar, luciférica, aspira sempre à ilusão, à fantasia e quer levar a humanidade para longe da realidade física, para o mundo das ilusões fantasiosas. A sua caricatura é da "fantasia carente de conteúdo". Ahriman, ao contrário, quer levar o homem às profundezas da terra, quer uni-lo fortemente à matéria. É o introdutor do materialismo. A sua caricatura é o "cérebro computadorizado vazio de conteúdo". Inclusive Zaratustra afirma que Ahriman liberta outro demônio, Zohak (ou dragão Zohak de três goelas), acorrentado pelas forças da luz, no monte Demavant, o qual intenta devastar o mundo e o espírito humano (seria este o terceiro demônio, um Azura?). Mas, segundo Zaratustra, o dragão é morto a cacetadas por Karsasp, um dos reis imortais da gesta ariana.
        Após o afundamento da Atlântida (dilúvio), começa a nossa civilização ariana (Índia, Pérsia, Egito, Grécia/Roma, atual, ...). Na 3a civilização ariana pós-atlântica egípcia-babilônica, os seres humanos estavam vivenciando a sua alma da sensação. Essa parte da alma corresponde a uma fase primitiva da vivência anímica, em que "o Eu se entrega à periferia da sua alma". Ou seja, o Eu procura vivenciar o mundo, ter muitas experiências. Portanto, essa civilização tinha a missão de desenvolver a semente do materialismo, no sentido de se interessar pela Terra, de uma forma harmônica. Tanto que, nesse período, foram desenvolvidos vários aspectos do conhecimento humano: a geometria (para arar a terra), a astronomia, a divisão do ano, "mês" bissexto, etc.
        No entanto o mal acelerou o desenvolvimento do materialismo numa fase muito precoce da história. Como se pode constatar isso? Principalmente pelos gigantescos trabalhos de engenharia: as pirâmides. O que elas significam? Um naco do "cosmo" aqui na Terra. (Observem as suas medidas: são baseadas em leis cósmicas). Seria como se puxasse o "espiritual" para a terra. Uma outra característica nessa direção tem a ver com as mumificações. O que elas representam? Justamente ficar preso à matéria, pois com isso o "espírito" segue atado ao seu cadáver durante muito tempo depois da sua morte. Com essa atitude não se vivencia o "mundo espiritual", mas somente o seu cadáver, o seu pedacinho de "terra".
        Na civilização seguinte, greco-romana, quando o homem passa pela evolução da alma racional (ou intelecto-sensitiva), Ahriman e Lúcifer dão-se as mãos e cada um de per si influencia cada uma dessas civilizações: Lúcifer influencia a cultura grega, na procura do belo, da ilusão, no embriagar-se na inconsciência "dionisíaca" da beleza, na proliferação da pederastia e da prostituição. Ahriman atua na cultura romana, nas conquistas territoriais, no desenvolvimento do "individualismo", do cidadão no mundo (civis romanus), com suas leis, direitos, propriedades, tribunais, etc., período no qual o ser humano foi levado cada vez mais ao egoísmo.
        E qual a influência do mal na nossa atual época civilizatória, período no qual se vive a alma da consciência? O mal se enraizou no ser humano e institucionalizou-se no mundo! Isso aconteceu a partir de 1930. Em primeira lugar, o enraizamento do mal tem a ver com a resposta que Freud deu à pergunta: Existe algo superior no ser humano? – "Agora que empreendemos a análise do Ego, podemos dar uma resposta a todos aqueles cujo senso moral ficou e que se queixaram de que certamente deveria haver uma natureza mais alta no homem: Muito certo, podemos dizer, e aqui temos essa natureza mais alta, neste ideal do Ego ou Super-Ego, o representante de nossas relações com nossos pais." (Freud: O Ego e o id). Em segundo lugar, nessa mesma época, o mal institucionalizou-se com o advento do Nazismo de Hitler. Não resta dúvida de que os bárbaros medievais fizeram grande estrago em todo o Império Romano (futura Europa) e, por sete séculos naquela região, deixou de existir a consciência de cidadania. Mas o mal que os "modernos bárbaros" realizaram não tem comparação com nenhum momento histórico da Humanidade. A filosofia luciférica da "raça pura" (representante do arianismo), associada ao extremo poder ahrimânico da máquina de guerra, deram condições para que o 3o demônio atuasse no refinamento das matanças nos campos de concentração, dos experimentos médicos impingidos aos judeus, etc. Esse mal se estendeu também aos "aliados", quando estes jogaram suas Bombas Atômicas sobre um país moribundo, preste a se entregar. Atualmente esse "mal institucionalizado" vive em hostes terroristas, regimes ditatoriais, corjas de políticos corruptos, grupos nacionalistas, grupos religiosos fanáticos, rede de narcotráfico internacional, etc.
        Como se viu, é grande o poder do Mal. Ele não se abala nem se decepciona com a derrota. Sempre intenta realizar outra maldade mais perfeita, pois para ele, no fundo, não importa o sofrimento humano. O homem, em contrapartida, aprende com suas próprias experiências. E aprende principalmente com seus erros e pela dor. Por isso exige-se do homem moderno conhecer todos os caminhos que existem, tanto do bem como do mal.
        Como se pode confrontar com essa potência? Segundo Steiner, "um lema os homens devem empunhar, caso contrário não haverá progresso em nossos tempos insanos. – Procurem a vida inteiramente prática e material, mas procurem-na de modo que ela não os torne insensíveis ao espírito que nela atua. – Procurem o espírito, mas não o procurem com volúpia metafísica, por egoísmo metafísico; procurem-no por quererem usá-lo desinteressadamente na vida prática, no mundo material. – Observem o velho princípio ‘espírito nunca sem matéria, matéria nunca sem espírito!’, de modo a poderem dizer: Queremos realizar toda ação material à luz do espírito de modo tal que ela nos desenvolva calor para nossa ação prática. O espírito que por nós é conduzido à matéria, a matéria que por nós é trabalhada até sua revelação, pela qual ela extrai de si própria o espírito. A matéria que tem seu espírito revelado por nós, o espírito que por nós é tangido para a matéria. Ambos formam aquele existir vivo, capaz de levar a humanidade a um progresso real – àquele progresso que só pode ser almejado pelas melhores esperanças nos mais profundos recônditos das almas da atualidade."
        Só assim poderemos combater as duas polaridades do mal, no sentido de trazê-las para o bem. Esta é a nossa meta, a nossa missão.
Dr. Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário