- Por Swami Sivananda* -
 Algumas pessoas não temem os tigres da floresta.
 Algumas pessoas não têm medo dos tiros num campo de batalha.
 No entanto, têm pavor da opinião pública.
 O medo da opinião pública atrapalha o caminho do aspirante ao progresso espiritual.
 Ele deverá ater-se aos seus próprios princípios, às suas próprias  convicções, muito embora seja perseguido e muito embora esteja a ponto  de ser feito em pedaços em frente à boca de um canhão. Apenas assim  crescerá e compreenderá.
 Todos os aspirantes sofrem desta moléstia funesta que é o medo.
 O medo de todos os tipos deverá ser totalmente erradicado por  Atma-Chintana**, por Vichara***, pela devoção e pelo culto da qualidade  oposta: a coragem.
 O positivo vence o negativo. A coragem vence a timidez e o medo.
 Para que eu compreendesse completamente o segredo sutil da atuação  da mente, passaram-se anos. Através do poder de imaginação, a mente  causa estragos.
 Medos imaginários diversos, o exagero, as histórias inventadas, as  dramatizações mentais, a construção de castelos no ar, tudo isso se deve  ao poder da imaginação.
 Até mesmo um homem perfeito e saudável tem alguma doença imaginária ou qualquer outra devido ao poder de imaginação da mente.
 Um homem pode ter um pouco de fraqueza ou Dosha (falta).
 Quando ele se torna seu inimigo, você logo exagera e enfatiza a sua  fraqueza e Dosha. Você até mesmo acrescenta ou conta histórias sobre  muitas fraquezas mais e Doshas. Isso se deve ao poder da imaginação.  Perde-se muita energia por conta dos medos imaginários.
(Texto extraído do livro "Concentração e Meditação" - Editora Pensamento).
- Notas:
* Para mais informações sobre o trabalho do Swami Sivananda, favor acessar o seguinte endereço específico do site do IPPB: http://www.ippb.org.br/index. php?option=com_content&view= article&id=2027&catid=79% 3Apensamento&Itemid=111 
** chintana: pensando, refletindo.
 *** vichara: discriminação

Nenhum comentário:
Postar um comentário