MISTÉRIOS DA MÚSICA

 Ludwig van Beethoven,  cujo rosto é um relâmpago, é ninguém menos que o Guardião do Templo da Música.  Suas nove Sinfonias estão em íntima relação com as nove Esferas da Árvore da  Vida da Cabala Hebraica.
 A 3ª Sinfonia, a  Heróica, está totalmente matizada com a influência de Binah, a terceira Sfira ou  Esfera, que corresponde à Divina Mãe, ou às forças do Espírito Santo, o processo  do nascimento e da morte. É mais evidente em seu segundo movimento lento,  escrito em forma de marcha fúnebre, que expressa a missão do dar e do tirar a  vida pela ação dos Anjos da Morte, chamados Pascoais, ou pascuala, em  algumas regiões da América Latina.
 Na 4ª Sinfonia se  adverte o uso dos timbales, que ativam os impulsos do Íntimo no coração, Chesed,  o Júpiter Interno.
 A força do Rigor, o  Geburah, a quinta Esfera da Cabala, foi expressa por Beethoven em sua 5ª  Sinfonia, o Destino batendo à nossa porta.
 Tipheret, a Beleza...  quem não vivenciou na maravilhosa 6ª Sinfonia dedicada à Natureza... quem  escutar a 6ª Sinfonia com verdadeira atenção terá harmonizado as combinações  mais sutis de sua própria natureza. É de uma grande ajuda para transformar nossa  mentalidade lunar em uma mentalidade solar.
 A apoteose da dança,  como disse Wagner da 7ª Sinfonia, unifica nossa compreensão acerca da Esfera de  Netzach, ou a Esfera de Vênus, a Deusa do Amor.
 A 8ª Sinfonia  expressa a Hod, a Esfera da Alta Magia e os processos da mente.
 A 9ª Sinfonia,  chamada A Coral por suas partes de coros, canta a Ode à Alegria do grande poeta  alemão Schiller, exalta os logros que se colhem na Nona Esfera ou o Yesod da  Cabala.
 Não é coisa de  expressar com palavras, senão de escutar com o coração e com uma mentalidade  solar unificada.
 E para complementar  estas informações entregues pelo VM Samael Aun Weor, transcrevemos um trecho do  livro Biomúsica, de Fernando Salazar Bañol, que explica sinteticamente a  influência das sinfonias  beethovianas em nossas estruturas psicológicas.
 As 9 Sinfonias de  Beethoven e seu Equivalente Psicológico
 Ludwig van Beethoven,  célebre compositor de música erudita, por seu talento extraordinário foi elevado  a um dos expoentes máximos dessa arte. Nasceu em 17/12/1770 e morreu em  26/03/1827. 
 No esoterismo  crístico-gnóstico, sabemos que esse grande ser é considerado como um grande  hierarca das regiões musicais celestiais (Esfera de Vênus, Mundo Causal). Cada  uma de suas sinfonias foi idealizada para agir nas estruturas psicológicas mais  íntimas do ser humano, enaltecendo os valores intrínsecos superlativos do homem. 
 1ª SINFONIA:  
 É a do "Gênesis  Psicológico". Deve ser escutada para motivar-nos em tudo o que queremos iniciar. 
 2ª SINFONIA:  
 É a da "Revolução  Psicológica". "Um complexo monstruoso, um horrível dragão ferido contorcendo-se,  que se nega e expirar e, ainda que sangrando no final, segue revolvendo-se e  dando golpes com a cauda para todos os lados" (Resenha publicada em maio de  1804, por Zeitung Für Die Elegante Wait, de Viena).
 3ª SINFONIA  
 É a da "Busca do  Equilíbrio". Deve ser ouvida para motivar-nos a sair dos estados de nervosismo  excessivo, desânimo, descontrole, ansiedade, pessimismo. 
 4ª SINFONIA:  
 É a "Sinfonia do  Amor". Nos motiva a sair dos estados de irritação, egoísmo, vingança e ódio. 
 5ª SINFONIA:  
 É a do "Destino do  Homem". Nos estimula a traçar as estruturas do que queremos ser na vida, ou  seja, a criar nosso destino. 
 6ª SINFONIA:  
 É a da "Heurística".  Nos motiva a toda ação criadora, a todo movimento que tenda a solucionar  problemas. 
 7ª SINFONIA:  
 A da "Exploração do  Subconsciente". Para motivar a nossa própria auto-análise, o nosso estudo  axiológico. 
 8ª SINFONIA:  
 É a da "Emancipação  Psicológica". 
 Deve se escutá-la  para motivar-nos à mudança, à transformação, à transvalorização.  
 9ª SINFONIA  
 É a da "Sublimação".  Para motivar-nos a escalar os degraus dos sentimentos místicos, de  espiritualidade, de devoção.
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 A 10ª SINFONIA DE  BEETHOVEN
 O direito do público  de conhecer o que poderia ter sido uma obra de um grande compositor foi o  principal argumento do musicólogo inglês Barry Cooper para defender o trabalho  de reconstrução de um trecho da 10ª Sinfonia de Beethoven. Cooper explicou o  processo de pesquisa que o levou a terminar o primeiro movimento da obra, a  partir de anotações originais do compositor em uma mesa redonda dentro da  programação de cursos de verão da Universidade Complutense de Madri, na cidade  de San Lorenzo del Escorial (a 50 km da capital). A principal discussão do  evento foi a validade do trabalho de finalização de uma obra inacabada do gênio  Ludwig van Beethoven. 
 Cooper, pesquisador e  professor da Universidade de Aberdeen (Inglaterra), identificou, pela primeira  vez, as anotações correspondentes ao que poderia ter sido o 1º Movimento da 10ª  Sinfonia de Beethoven.
 Levantamos então uma  questão: Se Beethoven tivesse vivido mais alguns anos, teríamos recebido de  presente não 10, mas talvez 12 Sinfonias? Explicando assim os 12 Trabalhos de  Hércules numa linguagem musical???
 http://gnosisonline.org/Misterios_da_Musica/Beethoven.shtml

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